Opções de impressão

Pan Pizza

Rendimento1 PorçãoTempo de preparo1 hrTempo de cozimento35 minsTempo total1 hr 35 mins

Aquela pizza perfeita, com uma quantidade absurda de recheio, borda perfeitamente crocante (quase frita) e aerada com pequenos pedaços de queijo caramelizados.

 400 g Farinha de trigo
 10 g Sal
 4 g Fermento biológico instantâneo
 275 ml Água
 8 g Azeite extra-virgem (mais um pouco para untar a panela)
 1 ½ Copos Molho de tomate​
 340 g Queijo do tipo mozarella
 Temperos e condimentos a gosto, como folhas de manjericão, queijo parmesão, pimenta calabresa e etc
Prepare a massa
1

Em um bowl combine farinha, sal, fermento, água e óleo. Misture com as mãos ou uma espátula até que toda farinha esteja incorporada à massa. Devido a fermentação, o recipiente deve ser no mínimo de 4 a 6 vezes maior que o volume inicial da massa.

Fermentando
2

Cubra o recipiente com plástico filme vedando todas as suas laterais. Deixe a massa fermentando de 8 a até 24 horas em temperatura ambiente. A massa deve crescer bastante e quase encherá o bowl.

Trabalhando a massa
3

Polvilhe levemente farinha por cima da massa e transfira para uma superfície também polvilhada com bastante farinha. Divida a massa em duas porções e forme uma bola com cada uma delas, sempre dobrando as pontas para baixo da própria massa formando uma bolinha firme.

Preparando a massa
4

Adicione de 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva no fundo de uma frigideira de ferro fundido ou uma forma redonda. Coloque uma porção de massa na frigideira untando com o óleo que foi adicionado ao fundo. Usando a palma da sua mão, pressione a massa até que cubra todo aro da panela, assegurando que o óleo está cobrindo toda a supefície da massa. Cubra novamente com o plástico filme e descanse por mais duas horas. Após a primeira hora, pré aqueça o forno a 290°C.

5

Após as duas horas, a massa deve cobrir todos os cantos da panela. use a ponta dos dedos para terminar de cobrir os cantos, estourando as bolhas de ar que podem aparecer eventualmente. Levante os cantos da massa para que todas as bolhas de ar escapem e a massa esteja igualmente distribuída sobre a superfície da frigideira.

Monte sua pizza
6

Adicione à pizza 3/4 de copo de molho de tomate, espalhando o molho com as costas de uma colher sob toda a superfície da massa. Adicione a mozarella, incluindo os cantos que tocam o aro da panela. Tempere e adicione outros sabores como desejar. Regue com um pouco mais de azeite e adicione folhas frescas de manjericão (opcional)

Assando
7

Transfira a panela para o forno quente e asse a pizza até que o queijo esteja dourado e derretido e o fundo esteja caramelizado. Cerca de 12 a 15 minutos devem bastar para atingir este ponto. Polvilhe imediatamente queijo parmesão sobre a pizza ainda quente. Utilizando uma pequena espátula ou garfo, veja se o fundo da pizza está no ponto. Se o fundo ainda não estiver crocante e dourado, colo que a panela sobre o fogareiro do fogao e finalize a pizza até que o fundo esteja crocante (cerca de 1 a 3 minutos). Transfira a pizza para uma tábua e corte imediatamente.